AO VIVO:

Carregando

Carregando

Carregando

Trump diz que cessar-fogo na Síria vem sendo cumprido

Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou que o cessar-fogo no norte da Síria “está tendo resultados satisfatórios”, enquanto forças turcas e curdas divergem sobre até que ponto os curdos devem se afastar de áreas fronteiriças.

A afirmação foi feita em comentário publicado nesse domingo (20) no Twitter. Segundo Trump, os curdos estão se reassentando em novas áreas.

As Forças Democráticas Sírias, comandadas por curdos, haviam anunciado no mesmo dia que seus soldados se retiraram da cidade fronteiriça de Ras al-Ayn, na Síria.

Depois, o Ministério da Defesa da Turquia confirmaria a retirada, que se baseia no acordo de cessar-fogo acertado quinta-feira (17), com mediação dos Estados Unidos.

O acordo permite às forças curdas abandonar áreas fronteiriças do norte da Síria, no período de cinco dias em que as tropas turcas se obrigam a suspender sua ofensiva militar no país.

Curdos sírios

Os soldados curdos da Síria deixaram a cidade fronteiriça de Ras al-Ayn, conforme estabelecido pelo acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos com a Turquia.

Um porta-voz das Forças Democráticas da Síria, lideradas pelos curdos, divulgou declaração informando que os soldados se retiraram totalmente da cidade.

O Ministério da Defesa da Turquia confirmou a saída. A declaração não menciona se eles vão se retirar também de outras cidades.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ressaltou que casos as militantes curdos não se retirem totalmente da área, até a noite dessa terça-feira (22), hora local, seu país reiniciaria a campanha militar contra eles.

Ainda não está claro se os combatentes curdos vão se retirar da ampla área onde muitos residem.

  • COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM

ENVIE SUA MENSAGEM

Peça sua música ou mande um recado para os locutores