'Sextou' no sertanejo e 'segundou' no gospel: veja como audição de estilos no Brasil varia por dia da semana

gospel é o único dos estilos mais populares no YouTube no Brasil que é mais ouvido na segunda-feira do que no domingo. No outro extremo, o forró é o ritmo com o maior estouro no final da semana: metade das audições são de sexta a domingo. O sertanejo tem a maior explosão na sexta.

Estas são conclusões de uma análise da audição de seis estilos mais populares no Brasil a cada dia da semana, a partir dos acessos ao YouTube entre janeiro e dezembro de 2017. Os números foram fornecidos ao G1 pela Playax, empresa de dados e estratégia de audiência de música.

Os gráficos abaixo não representam os números totais de acesso (neste quesito, o sertanejo é campeão em todos os dias), mas a variação de cada gênero ao longo da semana. O objetivo é mostrar o quanto o interesse por estilo sobe ou desce a cada dia.

Em geral, a audição de música no YouTube é maior nas sexta-feiras e nos sábados. No domingo, há menos acessos para todos os estilos. Mas há três grupos com padrões de variação diferentes.

Há os que têm subida abrupta de acesso no fim de semana. São gêneros populares associados a festas: forró, sertanejo e funk.
Um grupo intermediário tem uma subida grande, mas um pouco menos drástica entre o início e o fim da semana: pop e rock.
O terceiro caso é do gospel, que tem uma curva bem diferente: não sobe quase nada na sexta e no sábado, e tem proporção maior de acessos que os outros de segunda a quinta.

Comentários

Faça Seu Pedido Músical

ou deixe seu recado

Peça sua música