AO VIVO:

Carregando

Carregando

Carregando

Com nota 4, Acre tem dois cursos de Educação Física entre os melhores do país

Com nota 4, os cursos de Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Faculdade Barão do Rio Branco entram para a lista dos melhores do País. Os melhores, de acordo com os principais indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC), ganharam nota 5 ou 4 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são de 2017.

O Centro Universitário de Várzea Grande, no Mato Grosso, é a instituição com o curso de Educação Física mais bem avaliado do Brasil. O segundo lugar ficou com o Centro Universitário do Rio Grande do Norte, em Natal, e o terceiro com a Universidade Cidade de São Paulo (SP).

O ranking é resultado dos dados de qualidade divulgados pelo IGC. As universidades, faculdades e centros universitários brasileiros são avaliados por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), que considera a média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado. Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia os cursos de graduação.

A avaliação considerou os cursos de bacharelado e licenciaturas em Ciências Exatas e dos cursos superiores de tecnologia em Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

As notas vão de 1 a 5. Cursos na faixa 4 e 5 são consideradas excelentes e notas na faixa abaixo de 3 são insatisfatórias. A base de cálculo, segundo informa o Inep, é o desempenho dos estudantes no Enade, o valor que tem a formação por meio do indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), avaliação dos corpo docente no Censo da Educação Superior além de dados obtidos com o Questionário do Estudante relativos a infraestrutura e instalações físicas, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Os dados referem-se ao ciclo trienal avaliativo de 2017, que analisou as notas do Enade dos cursos de Ciências Exatas. Licenciaturas e áreas afins, como Arquitetura, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Pedagogia, Engenharia de Computação, Engenharia Química, Engenharia Civil, Geografia e Sistema de Informação.

  • COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM

ENVIE SUA MENSAGEM

Peça sua música ou mande um recado para os locutores