AO VIVO:

Carregando

Carregando

Carregando

As maiores rivalidades e brigas entre companheiros de equipe dentro da Fórmula 1

A atual temporada da Fórmula 1 escancarou uma rivalidade entre o alemão Sebastian Vettel e o monegasco Charles Leclerc, ambos pilotos da Ferrari. A disputa interna vem causando muita tensão nos bastidores da scuderia italiana. 

E essa não é a primeira vez que existe uma rivalidade entre companheiros de equipe dentro da Fórmula 1. Foram muitos os casos ao longo da história e, abaixo, relembramos alguns:

Ayrton Senna x Alain Prost

Essa é, seguramente, uma das maiores rivalidades internas da principal categoria do automobilismo. Senna e Prost iniciaram sua parceria dentro da McLaren em 1988, com chegada do brasileiro à equipe.

Nesta primeira temporada já foi possível ver os desentendimentos entre ambos. O episódio mais marcante foi no GP de Portugal, quando Senna fez um movimento para cima do francês, o empurrando contra a parede.

No ano seguinte, no Japão, Senna e Prost acabaram colidindo. O brasileiro chegou a voltar para pista, mas ele acabou sendo desclassificado e o companheiro de equipe sagrou-se tricampeão.

Lewis Hamilton x Fernando Alonso

A disputa entre os dois começou dentro da McLaren, em 2007. A expectativa é que Alonso fosse superior a Hamilton, ainda um novato na F1, mas aconteceu o contrário. 

Os pilotos tiveram tratamento igual na scuderia e isso não agradou o espanhol. Mas, em Mônaco, Hamilton foi impedido de ultrapassar o colega por questões de segurança e ficou furioso com a McLaren.

Já na classificação para o GP da Hungria, ambos se atrapalharam em voltas rápidas, bloqueando a passagem um do outro. Alonso chegou a ser punido.

Nigel Mansell x Nelson Piquet

Bicampeão da F1, o brasileiro chegou à Williams em 1986 e esperava ter preferência dentro da equipe. Mas Piquet teve a árdua disputa com Mansell e chegou a desconfiar que o colega tinha mais privilégios por ser inglês.

A situação entre ambos se mostrou bastante tensa quando eles se ofenderam abertamente. Piquet chamou Mansell de sem-educação, enquanto Mansell rebateu dizendo que ele era um homem vil. Eles se odiavam e foram companheiros por duas temporadas.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg

De novo rivalidade interna com Hamilton, dessa vez com o alemão Rosberg. A inimizade entre eles foi crescendo ao longo dos anos e, em 2016, chegou ao ápice quando Nico se mostrou uma verdadeira ameaça para Lewis. 

Foram muitos os incidentes. Na Malásia, em 2013, Rosberg teve que deixar Hamilton passar por ordem da equipe, mesmo estando mais veloz; em 2014, na Hungria, ambos se tocaram na pista; já em Austin, em 2015, Rosberg jogou o boné para Hamilton.

Gilles Villeneuve x Didier Pironi

Essa rivalidade interna foi curta e bastante trágica. Os companheiros de Ferrari não haviam se confrontado até o GP de San Marino de 1982, quando tudo mudou. 

Durante a prova, a equipe havia pedido para os pilotos manterem suas posições, mas, na reta final da corrida, Pironi acabou ultrapassando Villeneuve e terminou como vencedor, causando muito desconforto.

Duas semanas depois, no treino de classificação em Zolder, na Bélgica, quando tentava superar o tempo de seu companheiro para fazer a pole, Gilles Villeneuve acabou sofrendo um grave acidente e morreu horas depois no hospital.

Rudolf Caracciola x Luigi Fagioli 

A Fórmula 1 começou oficialmente em 1950. Mas, antes disso, a rivalidade do automobilismo dos monopostos já estava pegando fogo. 

Fagioli e Caracciola foram companheiros de Mercedes na década de 30 e, em 1937, Luigi Fagioli resolveu deixar a equipe e tentou descontar sua raiva contra o ex-colega usando um martelo para rodas.

James Hunt x Jochen Mass

Apesar de serem companheiros de McLaren na década de 70, os dois pilotos nunca se bicaram. O estopim desse mal-estar aconteceu no GP do Canadá de 1977. Hunt chegou a dar uma volta em Mass, mas os dois colidiram e o inglês teve que deixar a corrida.

Bastante irritado, Hunt saiu do carro e ficou na pista mostrando o punho para o alemão a cada passagem dele pelo trecho da batida. Além disso, Hunt chegou a agredir um fiscal e acabou multado. O fato deixou o clima na equipe muito tenso até o fim da temporada da Fórmula 1

  • COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM

ENVIE SUA MENSAGEM

Peça sua música ou mande um recado para os locutores